sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cinema com 7ºs anos

Apresentação do conteúdo histórico e literário abordado com estudantes dos 7ºs anos sobre o filme: "O incrível exército de Brancaleone":

O filme é considerado um clássico italiano que retrata os costumes e o cotidiano medieval de forma bem humorada. É inspirado em Dom Quixote, personagem de Miguel de Cervantes. Brancaleone e seus homens vivenciam situações próprias do período histórico em questão, as quais devem ser analisadas e tratadas de uma maneira específica e atenta.

Quanto ao contexto histórico (baixa Idade Média), é destaque no filme: a cavalaria medieval, o feudalismo, o Cristianismo (Igreja Católica) e o chamado “trinômio” (guerra, peste e fome), que marcou o século XIV. É também fortemente presente no filme o cotidiano da época, destacado por hábitos e costumes considerados pouco éticos e morais: as constantes guerras e lutas entre as pessoas em prol de se obter bens materiais, terras; ainda, a desvalorização, a exploração e a submissão da mulher em relação ao homem.

No aspecto narrativo, Brancaleone é um personagem inspirado em Dom Quixote, embora seja possível elencar algumas divergências. Pobre e atrapalhado, embora bem intencionado, Brancaleone inicia uma jornada em busca de um feudo e, tal como Dom Quixote, por várias vezes é desviado de seu objetivo. Numa dessas andanças, ele encontra com Matelda (representando a amada Dulcinéia) e, embora apaixonado por ela, procura não quebrar o “código da cavalaria” e consegue levá-la ao seu destino: casar-se com nobre. Brancaleone incorpora, ainda, a dimensão sonhadora também encontrada em Dom Quixote: ambos possuem uma personalidade imaginativa e sonhadora, sempre contraditória com a dura realidade com a qual sempre se deparam em suas andanças.

Tudo isso serve de propósito para uma discussão, uma análise e um posicionamento crítico frente ao processo histórico medieval e as possíveis interfaces com o presente. Nesse diálogo entre passado e presente, utilizando diferentes linguagens e recursos, pretendemos provocar reflexões a partir do confronto entre o conhecimento de particularidades do feudalismo e a literatura que marca essa época, desvelando o anti-herói que faz dos sonhos sua realidade e atrapalha-se nas suas aventuras errantes como Lobato trouxe para as crianças o seu Dom Quixote, o mesmo que foi inspirado para muitas gerações.

O filme representou uma das linguagens utilizadas para trabalhar essa atividade do Projeto Biblioconexões, conectando conhecimentos e abrindo novas possibilidades de leitura e produção textual, no ano em que se completam cem anos do nascimento de Monteiro Lobato.

Recepção dos alunos e familiares

Um bom filme pede pipoca e guaraná

Breve explicação sobre o tema

Alunos momentos antes do filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário